Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
A garrafa reutilizável da Vimágua foi novamente distinguida com a atribuição de dois importantes prémios de design

Red Dot Award - Communication Design2017

German Design Award – Winner Award


A origem dos Red Dot Design Award remonta ao ano de 1955, sendo promovido pela Design Zentrum NRW.

Os prémios estão divididos em três categorias:

“Red Dot Award: Procuct Design”

“Red Dot Award: Comunication Design”

“Red Dot Award: Design Concept”

Os Red Dot Design Award são dos prémios mais procurados internacionalmente, no que concerne à excelência do design, tendo a garrafa reutilizável da Vimágua sido distinguida com um Red Dot Award - Communication Design 2017 :

http://red-dot.de/cd/en/online-exhibition/work/?code=04-00835&y=2017&c=245&a=998

 Os produtos são submetidos à avaliação de um júri independente composto por designers, professores de design e jornalistas especializados que estão vinculados a um “Code of Honour”.

Cada objeto é analisado por si e não por comparação com outros objetos.

A entrega dos prémios ocorreu no passado dia 27 de outubro em Berlim.

O German Design Award é, também, um importante prémio internacional de design atribuído pelo German Design Council.

 A garrafa reutilizável da Vimágua foi distinguida com um Winner award por um júri de especialistas:

http://www.german-design-award.com/en/the-winners/gallery/detail/15590-vimagua.html

O prémio será entregue em fevereiro do próximo ano em Frankfurt, na International consumer fair Ambiente.

Lançado em 2012, o German Design Award é uma das competições de design mais respeitadas na senda internacional, muito para além do círculo profissional.

A organização orienta-se por elevados padrões de excelência, sendo que só os produtos que se distinguem ao nível da excelência do seu design são considerados elegíveis e convidados a participar da competição. Esta é uma das principais características distintivas do German Design Award. Há uma pré-seleção dos produtos em competição, sendo a escolha do próprio German Design Council.

Para a Vimágua todas estas distinções são motivo de orgulho e satisfação, acima de tudo, porque o investimento que fizemos resultou. As pessoas usam a garrafa, enchem com água da rede pública e sentem o objeto como seu.Já tivemos a oportunidade de realçar as características desta nova garrafa reutilizável da Vimágua, sendo o seu design, inspirado na forma geométrica de uma gota de água, é ergonómica, especialmente concebida para ser utilizada por crianças e transportada nas suas lancheiras.

Aquando da sua apresentação a garrafa foi referido que a mesma tinha uma capacidade 450ml e pesava 25g. Hoje, conseguimos uma redução no seu peso, para 23,5g, o que é muito interessante do ponto de vista ambiental, já que conseguimos usar menos material para produzir a mesma garrafa. A redução do seu peso é, assim, de 6%, isto sem comprometer o desempenho mecânico da embalagem que é igual ao da embalagem de 25g.  

A garrafa reutilizável da Vimágua é, assim, amiga do ambiente, sendo extremamente leve e 100% reciclável, produzida pressupondo uma menor utilização de energia, quando comparada com outras garrafas reutilizáveis desenvolvidas com recurso a outros materiais.

O desenvolvimento e produção são da responsabilidade da Logoplaste Innovation Lab (http://www.logoplaste.com/en/), um importante parceiro da Vimágua, desde a criação da primeira garrafa reutilizável.

A garrafa reutilizável da Vimágua é já presença em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico e jardins de infância, dos concelhos de Guimarães e Vizela, tendo sido entregues mais de 16000 garrafas.

A Vimágua desenvolveu em todos os locais que visitou, para a entrega da garrafa, uma pequena apresentação do objeto, informando sobre quais os cuidados a observar no seu manuseamento, dinamizou um workshopde personalização da garrafa e esclareceu a comunidade docente e não docente sobre o tratamento a que é sujeita a água do sistema público de abastecimento de água e como é controlada a sua qualidade.

 Esta garrafa serve, também, para demonstrar como pequenos gestos podem ter uma enorme significância, quanto apreendidos por todos. Ao reutilizar a garrafa evitamos o desperdício de plástico e salvaguardamos o meio ambiente.

Isto tudo, para chegar ao impacte que a garrafa final teve no público alvo que foi muito positivo. Primeiro as crianças criaram uma empatia imediata com o objeto, depois conseguimos trabalhar temas que interessam a toda a comunidade e que eles não esquecem. Hoje, já são as crianças a exigir dos pais a mudança.

Esta garrafa é a prova de que os objetos podem servir a mudança, para hábitos mais saudáveis e amigos do ambiente.

O Presidente do Conselho de Administração
Armindo Costa e Silva

15.11.2017
Reclamações / SugestõesLigações úteisBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de ContadoresLivro de Reclamações online
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano