Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
Cidades Ambientalmente Sustentáveis

A Vimágua conseguiu a aprovação de duas candidaturas ao Fundo Ambiental, visando a aquisição de viaturas elétricas.

O Fundo Ambiental tem por finalidade – “apoiar políticas ambientais que fomentem um desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente, os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Com esta iniciativa pretende-se contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e, simultaneamente contribuir para a melhoria da qualidade do ar e a redução de ruído. O presente apoio a fundo perdido destina-se à introdução de veículos ligeiros de baixas emissões, 100% elétricos, na frota das entidades gestoras de sistemas multimunicipais ou intermunicipais, nas atividades desenvolvidas no âmbito dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Pretende-se privilegiar a substituição de frotas mais antigas, com mais quilómetros percorridos, maiores emissões de gases com efeito de estufa e maiores consumos de combustível, promovendo desta forma, num quadro de racionalidade económica e ambiental e de equilíbrio de gastos face às diferentes opções, a redução das emissões poluentes sem onerar os custos diretos e indiretos na sua utilização, assegurando a operacionalidade e a flexibilidade dos veículos de serviço da frota.”

Na sequência destas candidaturas, a Vimágua adquiriu 17 viaturas elétricas de mercadorias e de passageiros, tendo abatido 22 veículos dos mais antigos da sua frota.

Assim, a Vimágua recebeu uma comparticipação do Fundo Ambiental de 166Mil Euros, para a aquisição de um total de 17 viaturas e de 14 carregadores elétricos, correspondendo a 30% da frota total da Vimágua.

Com a substituição das viaturas existentes por viaturas elétricas estima-se uma redução de 63,5% na emissão de gases com efeito de estufa, sendo que se prevê, ainda, uma maior redução com a colocação em prática das medidas constantes do Plano de Redução de Consumo de Energia e que passará, entre outros investimentos, pela instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo no edifício sede da Vimágua e na Estação de Tratamento de Água de Prazins, Sta. Eufémia.

 

Vimágua, pela construção de um território ambientalmente sustentável!

 

24.01.2018
Reclamações / SugestõesLigações úteisBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de ContadoresLivro de Reclamações online
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano