Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.30h às 12.30h

13.30h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
Tipologias

O seu contador, como conhecer?

O contador é composto pelos seguintes elementos:

  1. Corpo: Designa o invólucro do contador, sendo usualmente obtido por fundição numa liga cúprica (latão ou bronze), no caso de pequenos contadores, ou numa liga ferrosa (aço vazado ou ferro fundido), no caso dos grandes contadores. O corpo dos grandes contadores (DN 50mm) apresenta, normalmente, uma ligação flanqueada, enquanto nos pequenos contadores (DN 40mm) a ligação é geralmente roscada.
  2. Elemento medidor: Converte a passagem da água, em movimento de rotação, proporcional ao volume passado.
  3. Câmara volumétrica: Dispositivo que permite reduzir a velocidade de rotação do elemento medidor, podendo ser constituído por um ou mais andares de redução. Conforme a solução construtiva adotada podem existir câmaras volumétricas a funcionar submersas (zona molhada do contador) e outras a funcionar na zona seca do contador.
  4. Placa de separação: Elemento divisório que separa as zonas molhada e seca do contador.
  5. Eixo de transmissão: Dispositivo que assegura a passagem do movimento de rotação entre as zonas molhadas e seca do contador. Esta passagem é feita através da placa de separação, mediante veio com empaque (transmissão mecânica), ou por acoplamento magnético (transmissão magnética).
  6. Totalizador: Indicador que converte o movimento de rotação em unidade de volume. Os totalizadores que utilizamos podem ser classificados em dois tipos: De ponteiros e escalas circulares (indicação analógica); misto, de ponteiros e rolos.

As cores de indicação do volume estão normalizadas, sendo usada a cor preta para designar o metro cúbico e seus múltiplos, e a cor vermelha para os sub-múltiplos do metro cúbico.

Como ler o seu contador?

Existem inúmeras marcas de contadores, com características diversas, contudo, para ler o seu contador, deve ter em conta:

  1. Os algarismos de fundo preto. São estes que deve comunicar aos nossos serviços
  2. Não é necessária a comunicação dos algarismos a fundo vermelho, isto porque se tratam de sub-múltiplos do metro cúbico. Interessando para efeitos de contagem o total em metros cúbicos
  3. É com base na leitura atual, que irá ser calculada a diferença entre esta e a leitura anterior, sendo que o resultado dará o valor em metros cúbicos da água consumida.

Os contadores são lidos pela Vimágua de 2 em 2 meses. Para assegurar a realização da leitura, o Utente deve sempre facultar o acesso ao local do contador.
No caso do contador não ser lido pela Vimágua, agradecemos que nos contacte através da Linha de Atendimento a Clientes (253 439 560) ou preenchendo o respetivo formulário.

Reclamações / SugestõesPerguntas FrequentesRegulamento em vigorBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de Contadores
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano