Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.30h às 12.30h

13.30h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
Origens de Captação

A Vimágua conjuga duas formas de captação de água, superficial e subterrânea.

A captação superficial tem origem no Rio Ave, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de ST.ª Eufémia de Prazins. A captação subterrânea é feita com recurso a furos e minas, designadamente, com recurso ao sistema de minas da Penha.

Depois de captada, a água passa por um tratamento de desinfeção e correção de pH.

Uma vez tratada, chega até si através de uma rede de condutas subterrâneas, sob pressão, a partir de reservatórios de armazenamento de água tratada.

As águas superficiais são muito vulneráveis, têm uma capacidade de autodepuração limitada, o que se traduz em elevados custos de tratamento.

As águas subterrâneas são menos vulneráveis, representam uma alternativa para o abastecimento simples e baixo custo, todavia, apresentam problemas decorrentes da poluição, encontrando-se, frequentemente, nestas águas, nitratos e pesticidas.

Qualquer que seja a sua origem, as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água destinada ao consumo humano empreendem um conjunto alargado de ações de avaliação da qualidade da água de uma forma regular, de modo a que esta mantenha a sua qualidade de acordo com os padrões ou normas regulamentares, garantindo , assim, que a água pública de distribuição é uma água segura.


Reclamações / SugestõesPerguntas FrequentesBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de Contadores
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano