No decorrer da próxima semana, de 9 a 12 de dezembro, a Vimágua procederá a ações tendentes à verificação e correção de afluências indevidas de águas da chuva à rede pública de saneamento.
Estas ações implicam a injeção de fumos nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando, assim, eventuais pontos a corrigir.
Em circunstâncias normais, o fumo não entra nas habitações, só poderá acontecer, nos casos em que existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes prediais.

No passado dia 18 de novembro, a Vimágua viu renovado o “Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, tendo a cerimónia de entrega dos Selos decorrido no âmbito do ENEG 2025 - Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que teve lugar no Europarque, em Santa Maria da Feira e que contou com a presença da presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Vera Eiró, do presidente do Conselho de Diretivo da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, José Martins Soares, e do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, a Vimágua, torna público os resultados obtidos nas análises de demonstração de conformidade com os valores paramétricos definidos no anexo I do referido Decreto-Lei, relativamente ao 3º trimestre de 2025. Os resultados analíticos apresentados demonstram que a água distribuída nos concelhos de Guimarães e Vizela está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto.
Os relatórios podem ser consultados na secção Água de Consumo - Relatórios.
O mês de outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes. Neste período importa, por isso, adotar medidas preventivas e de autoproteção de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo, que habitualmente marcam esta época do ano.
Ao iniciar o novo ano hidrológico 2025/2026, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães está a desenvolver os trabalhos que se constituem como medidas preventivas por forma a anular/ minimizar os efeitos dos cenários anteriormente descritos, devendo a população observar as medidas preventivas que poderão ser consultadas aqui.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional