Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
Dia Mundial da Água
COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22 DE MARÇO DE 2018
Na próxima quinta-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, pelo que, e como já é tradição, a Vimágua dedica toda a semana de 20 a 23 de março à realização de iniciativas que promovam uma abrangente reflexão sobre a água, a disponibilidade dos recursos hídricos, a formas de poupança da água e a proteção dos nossos rios.
Assim iniciámos já a semana com visitas de diferentes escolas às Oficinas da Água, um local que recebe, anualmente, milhares de crianças e que se dedica ao conhecimento da água.
Nos dias 22 e 23 de março a Vimágua convida a escola do 1º ciclo do ensino básico de Oliveira do Castelo, pertencente ao Agrupamento João de Meira, e a Escola Básica e Secundária de Infias, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Infias, a deslocarem-se ao seu edifício sede, abrindo as suas portas para que crianças tomem conhecimento do que se  faz na Vimágua, designadamente, na área administrativa, na elaboração de projetos de infraestruturas, na monitorização de todos os sistemas de água e saneamento e no laboratório de contadores.
Durante a visita, as crianças serão acompanhadas pelos diferentes serviços e ser-lhes-á explicado o que fazem as pessoas que trabalham em cada um desses serviços.
Serão, também, desafiadas a participarem no jogo Caça Gotas, um jogo de tabuleiro de grandes dimensões, com perguntas e respostas, que permitirá às crianças conhecerem mais sobre a água, o meio ambiente, a história e a cultura.
Todos os participantes, serão presenteados com um calendário personalizado, cheio de surpresas.
Este ano o tema proposto pela Organização das Nação Unidas para o assinalar o Dia Mundial da Água é “Água - A resposta está na natureza”.
Como é sabido, todos os anos se assinala o Dia Mundial da Água, procurando, assim, chamar a atenção para os problemas relacionados com a água, sendo este um bem essencial à vida e que interessa a toda a humanidade.
Deste modo, à escala mundial, serão discutidas e apresentadas Nature-Based Solutions (NBS) – soluções presentes na natureza, que poderão dar respostas aos desafios que estamos a enfrentar e com que teremos de lidar no decorrer do século XXI, designadamente no que concerne à qualidade e quantidade disponível quer para consumo humano quer para indústria quer para a agricultura.
O segredo estará, certamente, no respeito pelo meio ambiente em geral e, em particular, pelos ecossistemas e recursos naturais, o que se poderá traduzir na implementação de políticas urbanísticas e de organização do território ambientalmente sustentáveis, na adoção de meios produtivos e de tecnologias mais eficientes que diminuam o consumo e promovam a reutilização da água.
O futuro da Humanidade depende da sua capacidade de restaurar o equilíbrio natural do planeta de travar o aquecimento global e de garantir a sustentabilidade para as atuais e para as gerações vindouras.
Nunca é demais lembrar que tudo quanto possuímos é resultado da utilização de recursos naturais, os quais devem estar disponíveis de forma igual para todos!

20 de março de 2018
O Presidente do Conselho de Administração
Armindo Costa e Silva

20.03.2018
Reclamações / SugestõesLigações úteisBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de ContadoresLivro de Reclamações online
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano