Portal dos contratos públicos

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua @ vimagua.pt

Resolução alternativa de litígios
Vimágua promove a ampliação do Reservatório de S. Bento - Vizela

A Vimágua encontra-se a executar a empreitada de “AMPLIAÇÃO DO RESERVATÓRIO DE S. BENTO – VIZELA”, um investimento que ascende a 114.595,69 €, com um prazo de execução de 120 dias.

O reservatório de S. Bento abastece cerca de 60% da freguesia de Infias e 30% da União de Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), ao longo de 17Km de redes de água.

Esta estrutura tem uma capacidade, atual, de reserva de 250m3. Nos dias de maior consumo são fornecidos cerca de 1000m3 de água, com picos de consumo de cerca de 60 m3/h nas horas de ponta.

Assim, tendo em vista o aumento da sua capacidade de reserva, para corresponder às crescentes necessidades, a Administração da Vimágua decidiu contratar a elaboração do projeto e lançar a presente empreitada, a qual consiste quer na ampliação do reservatório existente, com a construção de uma segunda célula de formato quadrangular com a capacidade de 500m3, quer na ampliação da atual câmara de manobras. 

Com este investimento a Vimágua triplica a capacidade de reserva, para um total de 750m3.

Atualmente, em caso de emergência, o tempo disponível para intervir sem que tenha, forçosamente, de proceder à interrupção do fornecimento de água, é inferior a 4 horas, isto considerando que no início da ocorrência o reservatório estaria cheio.

Acresce, ainda, que a capacidade de elevação do reservatório de Frades para o Reservatório de S. Bento é de cerca de 60 m3/h, o que implica um tempo de funcionamento da elevação de cerca de 17horas diárias, para se conseguir abastecer o Reservatório de S. Bento com 1000m3 de água, situação quase limite, em termos de continuidade de serviço, e que não permite explorar o sistema beneficiando das tarifas horárias mais económicas de energia.

Assim, em complemento aos trabalhos de ampliação do reservatório, seguir-se-á a substituição dos grupos eletrobomba em Frades que com uma capacidade de elevação de cerca de 100 m3/h proporcionarão tempos de funcionamento de aproximadamente 10 horas diárias e, consequentemente, permitirão otimizar os tempos de funcionamento, evitando os horários de tarifa de energia mais elevada.

A substituição dos grupos eletrobomba será realizada, no âmbito de uma outra empreitada em curso, a Reabilitação do Reservatório de Frades, e será levada a efeito por administração direta, abrangendo a total reformulação da câmara de manobras e da instalação elétrica.

Este conjunto de investimentos vai proporcionar uma maior segurança e fiabilidade ao sistema de abastecimento de água ao Município de Vizela, na medida em que, assim, se criam as condições necessárias à continuidade do serviço de abastecimento público de água, em quantidade e qualidade.

Importa, ainda, referir que, com a realização destas empreitadas, será possível uma redução da fatura energética da Vimágua, resultante da eficiência energética conseguida através dos novos grupos eletrobomba e da possibilidade de se fazer a elevação durante os períodos do dia em que a energia é mais económica. 

Trabalhamos visando a construção de um território ambientalmente sustentável.


O Presidente do Conselho de Administração

Armindo Costa e Silva


07.02.2019
Reclamações / SugestõesLigações úteisBalcão DigitalFactura ElectrónicaLeitura de ContadoresLivro de Reclamações online
Subscrever Newsletter
Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano