Marcação de atendimentoPrecisa de marcar umatendimento presencial?Clique aqui
COVID-19: Medidas de PrevençãoTudo o que precisa de saberPara interagir connoscoClique aqui
À sanita o que é da sanitaAo lixo o que é do lixoEvite entupimentos,maus odores e poluição
Poupe águaPequenos gestos fazem a diferença

Apresentação do sistema de tratamento de água por ultravioleta instalado na Estação de Tratamento de Água de St.ª Eufémia de Prazins

Comemora-se, a 22 de março, o Dia Mundial da Água, sendo que, este ano, o tema escolhido pela ONU para reflexão global é “O valor da água”.

Só conseguimos perceber a importância que a água tem na nossa vida, quando estamos privados dela, seja por escassez ou falta de qualidade.

Um dia sem disponibilidade de água potável é um dia em que as nossas rotinas se alteram gravemente, provocando-nos enormes transtornos, que vão desde a impossibilidade de tomar banho, de cozinhar, até ao desenvolvimento de atividades económicas.

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Água, a Vimágua promoveu a edição de um vídeo alusivo à captação e ao tratamento da água, dando especial destaque ao sistema de tratamento de água por ultravioleta que entrou, agora em funcionamento.

A Estação de Tratamento de Água de Stª Eufémia de Prazins é a principal estação de captação e tratamento de Água da Vimágua, situando-se na freguesia de Prazins Santa Eufémia, no concelho de Guimarães, na margem esquerda do Rio Ave, tendo entrado em funcionamento em 1950.

Ao longo dos tempos, foi alvo de diversas intervenções e melhorias, destacando-se a ocorrida em 2014, com a introdução de um novo processo de tratamento, a Ultrafiltração por Membranas.

Atualmente, captamos e tratamos, em média, 9,7milhões de metros cúbicos por ano, que são distribuídos pelos cerca de 72mil utilizadores, dos concelhos de Guimarães e de Vizela.

A expansão da rede de abastecimento de água, o crescente aumento da população servida, e os exigentes parâmetros de qualidade da água, implicam sucessivos investimentos em novas tecnologias de tratamento e desinfeção. 

Também as consequências decorrentes das alterações climáticas, com impactes adversos nas características da qualidade da massa de água do rio Ave, impõem-nos especiais exigências, designadamente, ao nível da resiliência e eficiência de todo o sistema de captação e tratamento de água e da sua capacidade de resposta a alterações súbitas da qualidade da água captada. 

Neste contexto, a Vimágua decidiu instalar um sistema de Desinfeção por Radiação Ultravioleta, representando um investimento total de cerca de 456Mil euros, que funcionará de forma complementar aos equipamentos existentes e contribuirá para reforço da qualidade da água para abastecimento público. 

A dose de luz UV utilizada no tratamento de água potável, não altera a constituição química da água, portanto, nenhuma característica físico-química natural da água é alterada e nenhum agente químico é introduzido na água.

A desinfeção de água potável com luz ultravioleta (UV) é uma tecnologia largamente utilizada na Europa. A radiação UV desinfeta a água danificando o material genético das bactérias, protozoários e vírus, tornando-os inviáveis.

O sistema de desinfeção por UV instalado, é constituído por 2 reatores, com capacidade para tratar 1200m3/h de água, dotados de um sistema de limpeza automático e toda a instrumentação e software de controlo. 

Ficou, também, prevista a possibilidade de instalação de um terceiro reator.

Com este sistema de desinfeção por UV, a Vimágua robustece o seu processo de tratamento da água. 

Paralelamente, foram realizados outros investimentos, que importaram o montante de cerca de 190Mil Euros, na substituição da conduta de entrada de água no Reservatório R0 por outra de maior diâmetro e na instalação de nova conduta para aspiração dos grupos eletrobomba de elevação para os Reservatórios da Pégada e de Ponte, e cerca de 95Mil Euros, na construção de caleiras técnicas.

Passaram sete décadas desde a inauguração da Estação de Tratamento de Água de St.ª: Eufémia de Prazins, sendo que muito evoluíram, desde aí, as tecnologias de tratamento de água, mas mantemos o mesmo compromisso, a disponibilização de uma água segura, natural e equilibrada.

Não há valor maior que a vida, pelo que sendo a água uma condição essencial à vida, todos os esforços desenvolvidos na preservação, na gestão das disponibilidades e na qualidade da água, traduzir-se-ão na melhoria da qualidade de vida e na saúde pública.

Foram, ainda, plantadas, ao longo da margem do Rio Ave sete dezenas de árvores, salgueiros, freixos, amieiros e carvalhos, contribuindo para valorização paisagística da galeria ripícola.

O “Valor da Água” está, assim, intrinsecamente associado ao valor da vida, pelo que nos propomos prosseguir com ações e investimentos, tendentes à melhoria da qualidade das águas dos nossos rios e garantir os mais elevados padrões de qualidade no abastecimento público de água.

Trabalhamos visando a construção de um território ambientalmente sustentável.

24.03.2021

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Contactos

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua@vimagua.pt

Qualidade

Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano

Poseur

desenvolvido por 1000 Empresas