COVID-19: Medidas de PrevençãoTudo o que precisa de saberPara interagir connoscoClique aqui
Poupe águaPequenos gestos fazem a diferença
Zonas de Monitorização e ControloGestão das redes de distribuição de água
Água da rede públicaUma escolha inteligente

Abastecimento de Água

O sistema de abastecimento de água destinado ao consumo humano é constituído pelo sistema de produção, que inclui o conjunto de todos as captações, as estações de tratamento, o sistema de adução e transporte e o sistema de distribuição, abastecendo uma população de 128.100 habitantes.

O sistema de abastecimento da Vimágua compreende de 2 captações superficiais e 5 subterrâneas.

A água captada é submetida a um conjunto de operações e tratamento: 

  1. Filtração prévia nos drenos instalados no subleito do rio (filtração natural), considerada a primeira etapa de filtração;
  2. A água captada é encaminhada para os filtros de areia;
  3. Seguidamente, toda a água captada, individualmente, por poço, é medida em m3 (caudalímetro individual por poço) e é analisado online o parâmetro turvação da água captada;
  4. Dependendo do valor de turvação da água captada esta é enviada para o reservatório de pressurização (RP) ou para o reservatório de água tratada (RO);
  5. Seguidamente, a água que foi encaminhada para o RP segue a etapa de ultrafiltração (UF) (pré-filtros de malha de aço 500 mícron e filtração por membranas de 0,02 mícron, que retém partículas com tamanho superior a 0,02 µm, cuja função principal é a eliminação de sólidos suspensos (turvação).
  6. De seguida dá-se a mistura da água proveniente da etapa de UF e a água proveniente da filtração pelos drenos de subleito na conduta comum antes da entrada no RO;
  7. O processo de tratamento termina com a adição de uma solução de hidróxido de cálcio para ajuste de pH e com a adição de água clorada, com cloro gás, para desinfeção da água e manutenção de cloro residual antes da entrada no RO.

Na ETA de Gondomar, no final do ano de 2018, foi acrescentado uma nova etapa ao tratamento existente, a etapa de desinfeção por luz ultravioleta (UV).

A desinfeção de água para consumo humano com luz ultravioleta (UV) tem sido utilizada amplamente na Europa, sendo um processo físico de desinfeção de água, com emissão de radiação UV, de efeito germicida, que inativa os microrganismos, incluindo E. coli, Cryptosporidium e Giardia, garantindo, por conseguinte, um fornecimento seguro de água.

Esta tecnologia tem ainda como vantagens não alterar o sabor e o cheiro da água e não formar compostos organoclorados, nem outras substâncias indesejáveis na água.

A Vimágua mantém em funcionamento o centenário sistema de minas da Penha, composto por 32 minas que se distribuem pela Serra da Penha, cuja água se mantém:

“Todas as água da Penha, colhidas n´o Monte, ou n´a cidade são chimicamente puras; não contêm matéria orgânica doseavel; os nitratos ou não existem, ou simplesmente vestígios. Também a quantidade d´oxygenio dissolvido é maior do que em qualquer das águas de fontes e poços, no que contribui para o maior valor das águas da Penha”

Charles Lepierre em “Estudo chimico e bacteriológico das Aguas de Guimarães” - Separata da Coimbra Médica (1900)

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Contactos

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua@vimagua.pt

Qualidade

Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano

Poseur

desenvolvido por 1000 Empresas